Policiais civis tentam fechar cerco contra Ratinho Jr, vão atrás dele no Detran-PR e têm atrito com tropa de choque

 


Um grupo de policiais civis de Curitiba aproveitam a participação do governador do Paraná, Carlos Massa ‘Ratinho’ Junior, em um evento com a direção do Departamento de Trânsito (Detran-PR), no bairro Tarumã, na manhã desta segunda-feira (11), para protestar. Eles chegaram a entrar em atrito com a tropa de choque da Polícia Militar (PM).


No sábado (9), uma promessa de invadir a solenidade, no que poderia terminar como “a maior briga épica do mundo”, se tornou pública por meio das redes sociais e gerou apreensão.


Inconformada com a proposta de reajuste de 3% ofertada pelo governo do estado, a categoria reivindica 34% de perda salarial. Os policiais civis afirmam que estão há sete anos sem a reposição da inflação.


Liderados pelo Sindicato das Classes Policiais do Paraná (Sinclapol), os manifestantes estão em frente ao prédio do Detran-PR, onde acontece a inauguração do Detranzinho – uma minicidade construída no terreno que hoje abriga o pátio de veículos do órgão estadual -, com faixas e gritando palavras de ordem.


 

“O objetivo, depois de três anos de espera, é que o governador comece a governar, que venha falar conosco. Não somos inimigos dele, somos funcionários públicos, que carregam o piano nas costas”,


afirma o presidente do Sinclapol, Kamil Salmen.

Ele afirmou para a reportagem da Banda B, no local do ato, que a categoria exige do governo do estado que ela seja remunerada como profissional de nível superior e não como nível técnico.


“Há mais de dez anos, entramos na instituição com terceiro grau. Para ser policial da base da polícia civil, é obrigado a ter terceiro grau, mas ganhamos como segundo grau, como técnico. E, dos técnicos, é o mais baixo. Ele [Ratinho Jr] tem que mandar o projeto dele colocando os policiais civis da base como funcionários de nível superior.”


Ameaça de invasão e clima de tensão

A reportagem da Banda B acompanhou a solenidade no Detran-PR, na manhã desta segunda, e pode constatar que a invasão por parte dos policiais civis, liderados pelo Sinclapol, não passou da ameaça.


Eles acabaram impedidos pelos policiais militares que faziam a segurança no local e houve atrito entres as partes e os PMs chegaram a ser chamados de “traidores” pelos manifestantes.


 

“Seus bostas, estamos lutando por vocês”,


gritou Salmen.

Na tentativa de dispersar os manifestantes, a tropa de choque da PM usou spray de pimenta contra os manifestantes.


Na saída do prédio do Detran-PR, Ratinho Jr se manifestou sobre a confusão. “Não acompanhei essa questão. Se usou [spray de pimenta], é porque teve algum motivo. Agora, vamos fazer um levantamento, para ver quem está errado no processo, para aí tomar as decisões”, disse o governador.


Clima tenso na véspera do ato

O clima desde o fim de semana, no entanto, era de apreensão. No sábado (9), um vídeo com declarações em tom de ameaça se alastrou pelas redes sociais. Nele, Salmen convocava os policiais civis a participarem da manifestação no Detran-PR e prometia a invasão da solenidade para protestar pelos baixos salários.


O presidente do Sinclapol chegou a afirmar que nem mesmo a Polícia Militar iria impedir os policiais civis de entrarem na inauguração do Detranzinho. Ele também mandou um recado diretamente ao governador do Paraná.


“O senhor tem três condições aí: ou o senhor recebe a gente e saiba ouvir nossas reivindicações, ou o senhor não vai, ou o senhor vai fazer a maior briga épica do mundo. O senhor vai fazer a polícia civil brigar com a polícia militar? Isso não vai acontecer. A nossa coirmã não é obrigada a fazer nada que não é ilegal. Nenhuma ordem ilegal pode ser cumprida. E duvido que eles vão cumprir a ordem de não nos deixar entrar”, disse.


E continuou:


“Nós não somos jagunços, nós somos policiais e policial anda armado. Não vamos lá fazer nenhuma besteira. Vamos lá para tentar falar com o senhor e demonstrar nossa insatisfação. Policiais, vão, a partir das 9h, no Detran. E, governador, nós vamos entrar.”


Banda B


Postagem Anterior Próxima Postagem