Coritiba e Santos vão se enfrentar duas vezes em um espaço de três dias. O primeiro encontro acontece neste domingo (17), às 11h, na Vila Belmiro, no litoral paulista. A partida é válida pela segunda rodada do Brasileirão, e o Coxa buscará a sua segunda vitória no torneio, enquanto o Peixe vem de um empate fora de casa na sua estreia.
Nas arquibancadas, a torcida santista estará reforçada por uma figura ilustre: o presidente Jair Bolsonaro, que está passando o feriado no litoral de São Paulo, prometeu ir ao jogo deste domingo para torcer pelo Alvinegro. Na última vez em que teve o apoio dele, o Santos empatou em 1 a 1 com o São Paulo, em novembro de 2019.
Lateral-direita, o velho “problema” alviverde
Uma lesão na coxa vai tirar o lateral-direito e atacante Warley dos gramados por até quatro semanas. Assim, o técnico Gustavo Morínigo tem mais uma vez um problema para escalar um jogador para o setor, algo que vai se tornando rotina em 2022. No papel, Natanael é o titular, mas uma lesão em janeiro o tirou de combate e ele só voltará em junho
O reserva imediato, Matheus Alexandre, alterna bons e maus momentos sempre que atua pelo Verdão. Ele está na delegação coxa-branca que embarcou para Santos, assim como Nathan, recém-contratado para o setor. Mas o comandante tem o volante Val e o zagueiro Guillermo de los Santos como opções de improvisação – algo que a equipe também já teve neste ano.
A dúvida na ala direita é a única na escalação alviverde. Nos demais setores, Morínigo deve manter o mesmo time que estreou com goleada na Série A – 3 a 0 para cima do Goiás, no Estádio Couto Pereira, no último domingo (10). No banco de reservas, alguns dos reforços recém-chegados ao clube estarão à disposição para fazerem as suas estreias pelo clube.
“É um jogo muito importante e não muda muito o contexto porque estamos vindo de uns dez jogos de decisões entre Campeonato Paranaense e Copa do Brasil. O Santos é uma equipe com muita qualidade e temos que respeitar, então o professor irá trabalhar para buscar as vitórias e ter uma sequência nesse início de temporada. Estamos com a mentalidade de começar o Brasileiro bem e passar na Copa do Brasil, que é muito importante para nós”, disse o volante Andrey.
Após esse jogo pelo Brasileirão, Coritiba e Santos se enfrentam na próxima quarta-feira (20), às 19h30, no Couto Pereira, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. O confronto de volta, mais uma vez na Vila Belmiro, ainda não possui data, mas deve ocorrer em maio.
Santos em reconstrução
Clube que começou o ano com Fábio Carille e que agora tem Fabián Bustos como treinador, o Santos vive um processo de reconstrução. Na largada no Brasileirão, o Peixe empatou sem gols com o Fluminense, no último sábado (9), no Maracanã. Foi um alerto ao torcedor alvinegro que quase viu a tradicional equipe cair para Série A2 do Campeonato Paulista.
Para escalar os sus 11 titulares, Bustos tem alguns problemas e dúvidas. Na zaga, uma fratura no nariz, sofrida no dia 5 de abril diante do Banfield, pela Copa Sul-Americana, pode tirar o zagueiro Kaiky do time. Ele treinou nesta semana no CT Rei Pelé com uma máscara, mas sua presença em campo não está assegurada.
Já o atacante Marcos Leonardo deve voltar à equipe. Para o duelo deste domingo, Bustos está em dúvida entre Willian Maranhão e Vinicius Zanocelo e quebra a cabeça para definir o esquema tático e formar o quarteto ofensivo: Jhojan Julio, Lucas Braga, Gabriel Pirani, Ricardo Goulart, Bryan Angulo, Léo Baptistão, Marcos Leonardo, Lucas Barbosa e Ângelo disputam quatro vagas.
Por outro lado, o goleiro reserva John, que operou uma cicatriz no joelho, deve seguir de fora. Quem vai figurar no banco de reservas é o volante Camacho, antigo titular que vem perdendo espaço no elenco praiano.
Banda B