Ratinho Júnior anuncia acordo com MP para destravar obra da ponte de Guaratuba

 


O governador Ratinho Júnior (PSD) afirmou na manha desta terça-feira (29) que um acordo com o Ministério Público será assinado para dar sequência ao processo de licitação da ponte sobre a baía de Guaratuba. Nas tratativas ficou estabelecido, segundo o governador, que a circulação de caminhões com capacidade para o transporte de cargas pesadas será proibida.


“Estamos aqui assinando um acordo que este projeto da ponte que já está sendo feito e que estamos para colocar para licitação nos próximos dias que não vão passar caminhões com carga pesada. Isso é justamente para evitar um problema dentro das cidades de Matinhos e Guaratuba.


 Que possa ser uma ponte para levar a logística muito mais turística para a população, mais segurança e também consertar um erro histórico de anos de enrolação de um projeto para o desenvolvimento do nosso litoral”, afirmou durante evento de anúncio de obras de infraestrutura em várias locais.


De acordo com o governador, durante muito tempo a licitação ficou travada por causa da discussão envolvendo a circulação dos caminhões de carga pesada no local. Ratinho Junior disse que no entendimento do governo também não há necessidade de liberar este tipo de tráfego e, portanto, foi possível o acordo com o Ministério Público.


Com a assinatura do documento, o processo de licitação da ponte não precisa ser interrompido para ajustes. Atualmente, especialistas contratados pelo DER/PR estão no Litoral para elaborar o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) e estudos preliminares de engenharia para implantação do modal.


Cargas pesadas

A iniciativa de proibir o tráfego de caminhões no local atende a um pedido dos moradores da região. Segundo o Governo do Estado, o temor da população era que a nova estrutura servisse de desafogo para veículos muito pesados (mais de dois eixos) com o incremento no transporte de carretas carregando contêineres entre o Porto de Paranaguá e os terminais marítimos de Santa Catarina, impactando diretamente no trânsito e na qualidade de vida dos moradores dos municípios.


Traçado

Entre as cinco alternativas de traçado apresentadas, o estudo de impacto ambiental vai validar ou propor alterações para as mais viáveis, mirando a melhor solução para a obra dos pontos de vista ambiental e técnico.


Entre essas ações, uma alternativa contempla uma ponte com comprimento de 1.180 metros, estando o seu término próximo às instalações de manutenção do ferry-boat. Em sua extensão final, desenvolve-se paralela ao morro, sobre o mar, atingindo em terra firme, já em aterro, área ocupada por instalações de apoio do ferry boat.


Outra propõe uma extensão de 1.000 m, com seu término no lado sul, na Praia de Caieiras, na área urbana de Guaratuba. O final da obra está situado depois da Rua Saturnino Neves, que faz a ligação do Centro de Guaratuba com a Praia de Caieiras.


Já a terceira em estudo trabalha com uma extensão de 810 m, em seu final tem início a entrada em túnel, numa extensão de 260 m, estando o seu término próximo às instalações de manutenção do ferry-boat. O túnel terá 16,20 m de largura útil, mais 2,00 m para folga de drenagem, totalizando 18,20 m de largura total.


Em comum, elas preveem três faixas de tráfego, faixas de segurança, barreiras de segurança, além de ciclovia/passeio para ciclistas e pedestres. A ponte terá largura total útil de 15,60 m e total, considerando as passarelas de serviço, de 22,80 m. Para alternativa de ponte estaiada esta largura deve ser acrescida de 2,30 m (lado esquerdo) e de 1,10 m (lado direito).

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