O Portal de Santa Felicidade, na Avenida Manoel Ribas, dá acesso a um dos principais polos gastronômicos da cidade e está ainda mais impoente.O monumento foi contemplado com iluminação cênica, com equipamentos em tecnologia LED RGB, que produzem claridade potente e colorida para valorizar os detalhes arquitetônicos.
A nova iluminação foi oferecida à cidade como parte da programação de entregas pelos 329 anos de Curitiba, nesta terça-feira, 29 de março. O monumento agora pode ter a cor da iluminação trocada para campanhas temáticas de conscientização social.
“Destacamos os elementos desta edificação para que todos possam compreender a grandeza e a nossa alegria de sermos curitibanos. A novidade é que a partir desse ano 329 da cidade, o Portal de Santa Felicidade poderá ser colorido. Poderá ser rosa em outubro (para a campanha Outubro Rosa, contra o câncer de mama), azul em novembro (conscientização da saúde do homem), verde e vermelho em março (cores da bandeira da cidade) e sempre colorido da cor da nossa alegria de sermos curitibanos”,
diz o prefeito Rafael Greca.
Inaugurado em 1990, o Portal de Santa Felicidade retrata elementos das construções típicas da região, entre eles a Igreja Matriz (Paróquia São José e Santa Felicidade), cuja torre é separada do corpo principal, a Casa dos Gerânios, construída a partir de 1880 pela família Boscardin, e os arcos da Casa dos Arcos, construída em 1895 pelo imigrante Marco Mocelin e exemplo da arquitetura urbana italiana.
Para realçar a arquitetura e reverenciar a história representada pela edificação foram instalados projetores de embutir no piso e projetores fixos em alguns pontos. Na base mais alta da torre, por exemplo, foram quatro projetores direcionáveis LED de nove watts e outros três projetores LED de 50 watts para destacar os vãos geométricos do monumento.
Campanhas temáticas
A base recebeu 16 projetores LED RGB de 50W que permitem a iluminação mudar de cor. Com isso, o Portal Santa Felicidade é mais um dos monumentos da cidade que podem ter a cor da iluminação trocada para campanhas temáticas de conscientização social, como o Outubro Rosa, Maio Amarelo, Novembro Azul.
O Portal de Santa Felicidade integra um pacote de edificações contempladas pelo Programa de Iluminação Cênica e de Destaque de Monumentos e Prédios Históricos e pelo Rosto da Cidade, programa de revitalização urbana. O trabalho é executado sob a coordenadoria do Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas
Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas, destaca o objetivo do investimento feito pelo município para destacar com luz – fator que, além de ressaltar a beleza de monumentos, aumenta a segurança das pessoas.
“Outro importante aspecto das novas iluminações dos prédios históricos e monumentos é favorecer o potencial turístico das edificações que incentivam as visitas, a divulgação da cidade e ajudam a fomentar o comércio, os restaurantes, no caso de Santa Felicidade e favorecem o desenvolvimento do entorno.”, explica Rodrigues.
Comércio
O brilho e o colorido proporcionado com a nova iluminação foram muito bem acolhidos pelos empresários e comerciantes da região. Segundo o presidente da Associação do Comércio e Indústria de Santa Felicidade (Acisf), Marlus Bertoli, neto dos fundadores do tradicional Restaurante Família Madalosso, a nova iluminação é o assunto do momento nos grupos de mensagem eletrônica e nas redes sociais dos empresários locais.
“Ficou uma maravilha, mais um importante atrativo para o bairro que havia sido contemplado, no fim do ano passado, com a belíssima iluminação cênica da Igreja Matriz. As pessoas estão fotografando, postando imagens e isso atrai visitantes e fomenta a economia local”, avalia Bertoli.
Para Paulo Cezar Boscardin Pereira, presidente da Associação dos Detentores Particulares de Patrimônio Cultural e conselheiro do Patrimônio Cultural da cidade, a iniciativa da Prefeitura vai servir para intensificar o sentimento de valorização e reconhecimento da história das famílias de imigrantes italianos que fundaram o bairro.
“É luz que reconhece o passado, valoriza o presente e ilumina o futuro do bairro e da região. As luzes coloridas dão mais beleza aos elementos do portal, que destacam a imigração italiana de Santa Felicidade”, disse Pereirinha, como é conhecido na região.
Na opinião do historiador, a tecnologia que permite a mudança das cores fará com que o portal provoque sempre a curiosidade das pessoas, que vão poder contemplar as mudanças no cenário. “Já era belíssimo contemplar o monumento durante o dia, com a profusão de cores das flores sempre muito bem cuidadas nos canteiros, agora as luzes são o atrativo para apreciar durante a noite” completou Pereirinha.
Economia
De acordo com Tony Malheiros, diretor do Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras Públicas, aperfeiçoar o sistema das luzes de prédios históricos, templos e monumentos é investimento para valorizar a cidade e preservar o meio ambiente.
“Há um critério para a escolha desses locais a partir da importância histórica e representatividade para a cidade. Com esses equipamentos que estamos implantando temos diminuído muito o consumo de energia”, explica Malheiros.
Banda B