Parece que ‘mudou a chave’: Outono deve ter chuvas e temperaturas abaixo da média em Curitiba e no litoral


 Parece que ‘mudou a chave’. O outono começou oficialmente no domingo (20) e, em Curitiba e região, o tempo virou desde então. A nova estação deve ter chuvas e temperaturas abaixo da média, em comparação com o mesmo período em outros anos em Curitiba e no litoral. A situação se repete em todo o Paraná.


Segundo o meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Paulo Barbieri, essas condições se devem ao fenômeno ‘La Niña’ que segue no Oceano Pacífico e influencia nas temperaturas e clima no estado.


O fenômeno altera a circulação geral dos ventos em várias regiões da Terra, com impactos sobre os padrões climáticos globais.


“É um período de transição entre chuvoso e tempo seco aqui no estado. Deveremos ter ao longo do período uma diminuição nas chuvas, pegando um período como um todo, devemos ter chuvas abaixo da média e as temperaturas ficam levemente abaixo da média também”, explica “, diz o meteorologista do Simepar.


No Paraná, o outono se caracteriza pela redução no volume de chuvas em relação ao verão, causado pelo deslocamento de massas de ar frio e seco. A direção predominante do vento médio do Sul para o Norte do continente favorece a entrada de sistemas de alta pressão atmosférica.


Também aumenta o intervalo entre as chuvas, associado à passagem das frentes frias. Maio costuma ser o mês mais chuvoso da estação. Os maiores volumes costumam ocorrer nas regiões Sudoeste e Oeste. Já os menores são registrados no Norte.


Ao longo da estação, as massas de ar frio e seco provenientes da Antártica ou do sul da América do Sul avançam em direção ao Paraná, causando a redução das temperaturas e períodos frios. Os valores médios mais baixos ocorrem na Região Metropolitana de Curitiba, no Centro e no Sul.

Banda B

Postagem Anterior Próxima Postagem