Enquanto vários estados do país flexibilizam uso de máscara, Paraná ainda não discute medida


 Distrito Federal (DF), Rio de Janeiro e Santa Catarina já anunciaram a flexibilização do uso de máscaras protetoras contra a Covid-19 e outros estados avaliam a medida. O Paraná, no entanto, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), ainda não pretende fazer mudanças sobre o tema.

Em comunicado enviado à reportagem da Banda B nesta quinta-feira (3), a Sesa informou que “recomenda a utilização de máscaras como prevenção não só contra a Covid-19, mas também contra a epidemia de influenza H3N2 que também circula no Paraná”.

O uso obrigatório de máscaras no Paraná é obrigatório em locais abertos e fechados desde abril de 2020, e a determinação é válida enquanto durar a pandemia.

Em outubro do ano passado, um projeto de lei que pretende flexibilizar o uso de máscaras foi apresentado à Assembleia Legislativa do Paraná. De autoria do deputado Alexandre Amaro (Republicanos), a proposta pretende tornar facultativo o uso do equipamento de proteção ao ar livre.

Cerca de dois meses depois de o projeto ser apresentado à Alep, o Instituto Opinião divulgou um levantamento que apontou que seis em cada dez paranaenses defendem o uso obrigatório de máscaras em locais públicos. A pesquisa, que ouviu 1.152 moradores entre os dias 16 e 20 de dezembro de 2021, mostrou, ainda, que 32,1% dos entrevistados não concordam com a obrigatoriedade do uso de máscara em locais públicos no Paraná.

Flexibilização em outros estados

O governo do estado do Rio de Janeiro divulgou nesta quinta (3) que vai tornar menos rígida a determinação sobre o uso de máscaras em ambientes fechados. Contudo, o governo afirmou que cada município deve decidir sobre a questão.

Ao justificar a medida, o secretário de Estado de Saúde do RJ, Alexandre Chieppe, citou o avanço da cobertura vacinal e a diminuição no número de novos casos.

Em São Paulo, segundo anúncio do governador João Doria (PSDB), a liberação do uso de proteção facial contra a Covid ao ar livre já é estudada por um comitê científico. Há a previsão de que a decisão seja revelada na próxima quarta-feira (9). Doria disse que, por enquanto, “não há uma decisão, mas há uma boa expectativa”.

Em novembro do ano passado, o governo de SP chegou a anunciar uma flexibilização. Porém, houve recuo por causa do avanço da variante Ômicron no país.

Já o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou que a decisão sobre o tema já está tomada: a flexibilização no uso de máscaras em locais abertos entra em vigor a partir do dia 7 deste mês.

“Para participar de shows e eventos esportivos será exigida a comprovação de vacinação de pelo menos duas doses e uso de máscara quando ocorrerem em ambientes fechado”, afirmou ele.


Postagem Anterior Próxima Postagem