A tarde deste domingão (6) começou com a sensação de tempo abafado em Curitiba e região.
A temperatura máxima registrada na capital chegou aos 32,3º C por volta de 13h. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o que explica a sensação de calorão não é só a temperatura elevada, mas também a aproximação de uma frente fria que avança pelo Sul do Brasil. Curitiba e região metropolitana estão sob alerta amarelo de temporal.
O calorão de domingo, porém, não superou a mais alta do ano: 33,1 registrados em janeiro, mas já marcou a mais alta temperatura do mês de março.
“Temos uma frente fria que chega pelo Rio Grande do Sul que deixa o tempo bastante abafado. Porções ao Sul e Leste do Paraná sentem o abafado por causa do deslocamento desse sistema, que também vai um pouco para o oceano”, explica o meteorologista Fernando Mendes, do Simepar.
Ainda conforme o Simepar, entre o domingo e a segunda-feira (7), o tempo deve seguir abafado, mais úmido e com possibilidade de temporais. A previsão vale para outras regiões do estado.
“Por conta do aquecimento, em outras áreas que não são a Sul e Leste, também é esperada alguma chuva por causa do aquecimento. O calor deve predominar em todo o estado neste início de semana”, diz Mendes.
Calor no Paraná
Segundo o Simepar a temperatura mais alta do Paraná neste domingo foi registrada em Capanema: 38,3ºC.
Alerta Amarelo
O Paraná está sob alerta amarelo de temporal válido até as 11h de segunda-feira. A informação foi publicada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e inclui Curitiba e região metropolitana (RMC).
Segundo o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 mm/h e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Não se descarta queda de granizo nas áreas mapeadas pelo instituto.
Ventos intensos também estão previstos, com velocidades que podem variar de 40 km/h a 60 km/h.
As áreas afetadas pelo alerta são Norte Pioneiro Paranaense, RMC, Centro Leste Paranaense, Noroeste Paranaense, Norte Central Paranaense, Sudoeste Paranaense, Oeste Paranaense, Sudeste Paranaense, Centro Oriental Paranaense, Centro-Sul Paranaense. Tribuna