Ao menos dois municípios da Região Metropolitana de Curitiba suspenderam a vacinação contra a Covid-19 nas crianças por falta de doses. Rio Branco do Sul e Fazenda Rio Grande cancelaram a imunização desta quinta-feira (3) e aguardam o recebimento de novos lotes para retomar o cronograma.
A expectativa é que a suspensão não se estenda, já que a Secretaria de Estado da Saúde começou nesta quinta-feira (3) a distribuição de mais aproximadamente 686 mil imunizantes, além de medicamentos para as Regionais de Saúde.
As vacinas que são entregues fazem parte das remessas recebidas pelo Paraná nos últimos dias. Dentre os imunizantes distribuídos estão primeiras doses para crianças de 5 a 11 anos (256.880).
Também serão entregues doses de reforço (322.287), segunda dose para população acima de 12 anos (58.565), primeiro dose também acima de 12 anos (23.610), além de uma quantidade das chamadas D1, D2 e DR, segundo o pedido dos municípios (25.542).
Também serão entregues as cerca de 177 mil doses da Janssen recebidas do Ministério da Saúde na manhã desta quinta-feira (3). Considerando a logística de conferência, separação e distribuição as doses da Janssen devem ser entregues parte nesta sexta-feira (4) e parte na próxima semana.
Recebimento
Ainda de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, os imunizantes pediátricos chegaram ao Estado entre a noite de terça (1º) e quarta-feira (2) e fazem parte da 83ª e 85ª pauta de distribuição do Ministério da Saúde.
Este é quarto lote infantil enviado ao Paraná desde o início da vacinação deste público, em 15 de janeiro, somando 601.360 doses.
Com a nova distribuição, já são 542.220 imunizantes pediátricos descentralizados para os municípios, restando 59.140 doses de CoronaVac para D2 que permanecem armazenadas no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) para envio em tempo oportuno.
As vacinas são oriundas do Ministério da Saúde e distribuídas pela Secretaria de Estado da Saúde. Banda B