O Hospital Universitário Cajuru lançou, nesta segunda-feira (21), uma campanha de conscientização sobre cuidados com a saúde e segurança durante o feriado prolongado de Carnaval.
O objetivo é reforçar a prevenção de acidentes e, assim, não sobrecarregar o atendimento nos pronto-socorros da Capital.
O Hospital Cajuru é uma das principais referências da cidade no atendimento à traumas, com 100% de atuação no Sistema Único de Saúde (SUS).
A iniciativa será veiculada no site e redes sociais da instituição, e busca orientar a população sobre as principais ocorrências nos prontos-socorros durante o perÃodo: acidentes de trânsito, lesões em práticas esportivas, acidentes domésticos e casos de violência.
“São atendimentos que podem representar uma grande sobrecarga para os serviços de urgência e emergência do SUS”, explica o coordenador médico do Hospital Universitário Cajuru, José Rodriguez.
O hospital realiza, em média, 147 mil atendimentos por ano, entre internamentos, urgências e emergências, cirurgias e consultas ambulatoriais.
Dos pacientes que chegam ao Hospital, o destaque é o número de pessoas que sofreram acidentes de trânsito.
Conforme o coordenador médico da instituição, a maioria das emergências que chegam ao pronto-socorro poderiam ser evitadas.
"É hora de pensar na saúde pública como um todo e buscar agir de forma preventiva. Ser responsável no trânsito, por exemplo, é decisivo para diminuir os acidentes e evitar uma sobrecarga maior do sistema de saúde”, completa. Paraná Portal