O DER/PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná) alerta os usuários do ferry boat de Guaratuba sobre as possÃveis filas no local durante o Carnaval.
O órgão recomendou que os visitantes busquem uma rota alternativa para fazer o trecho entre Matinhos e Guaratuba, no Litoral do Paraná.
A rota sugerida pelo DER/PR é seguir pela BR-376 até Garuva e depois ingressar na PR-412 até chegar em Guaratuba.
O ferry boat está sob gestão da Internacional MarÃtima desde o dia 10 de fevereiro, após problemas na gestão do serviço pela BR Travessias, que teve o contrato de licitação encerrado pelo Governo do Paraná.
Entre outros problemas, a gestão da BR Travessias apresentou acidente e afundamento de uma das embarcações, além de falta de pagamento e posterior greve de funcionários.
Ao todo, o Governo do Paraná aplicou 200 autos de infração na BR Travessias devido aos problemas apresentados na gestão do ferry boat.
Pelo sistema estar utilizando atualmente três embarcações ferry boat e um conjunto de balsa e rebocador a vazão do transporte de carros não deve suportar a demanda gerada pelo Carnaval.
Para tentar reduzir o tráfego no ferry boat, o DER/PR proibiu a circulação de veÃculos pesados no local durante o feriado.
Vale lembrar que o Governo do Paraná deseja construir no local a Ponte de Guaratuba e iniciou o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental para abrir os procedimentos para a obra.
A Ponte de Guaratuba dispensaria a utilização do ferry boat na ligação entre os municÃpios de Guaratuba e Matinhos, sendo assim uma solução definitiva para essa rota. Paraná Portal