Projeto da Ponte de Guaratuba entra na segunda fase; esse é o último passo antes da licitação


O projeto da Ponte de Guaratuba está em ritmo acelerado. A proposta entrou na segunda fase, após a conclusão e aprovação por parte do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), no ano passado, do Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA). 

 Especialistas estão na região para elaborar o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental e ações preliminares de engenharia para implantação do modal. Por necessitar que a análise seja feita em diferentes estações do ano, o prazo de conclusão é de 420 dias, com término previsto para setembro. 

Esse é o último passo antes da licitação dos projetos de engenharia e execução da obra. O investimento apenas nesta etapa do projeto, pelo Governo do Paraná, é de R$ 3.500.369,91 – a ação integra o Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná e conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 

 Atualmente, a travessia entre Guaratuba e Matinhos é feita somente por ferry-boat, com movimento estimado de 70 mil a 100 mil veículos por mês, número que salta para 200 mil na temporada de verão. 

 O mecanismo criado pela Lei Federal nº 12.462/2011 permite, entre outras iniciativas, que a empresa vencedora da licitação possa elaborar os projetos básico e executivo, destravando a administração direta. Paraná Portal
Postagem Anterior Próxima Postagem