Os passeios de barco nas quedas das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, serão retomados a partir de terça-feira (11), de acordo com a assessoria do Parque Nacional do Iguaçu (PNI). O passeio pelas quedas havia sido suspenso temporariamente após decisão da Marinha do Brasil, que teve como base o acidente em Capitólio, Minas Gerais, no sábado (8).
De acordo com o PNI, os chamados passeios secos, que são aqueles em que os barcos não se aproximam das quedas, funcionaram normalmente nesta segunda-feira (10).
A assessoria do parque informou que, em reunião nesta segunda com a Marinha, foram apresentadas informações sobre os procedimentos de monitoramento e segurança relacionados às atividades de visitação do parque, mais especificamente o passeio Macuco Safari.
Conforme a unidade, o passeio de barco que leva os visitantes próximo as quedas d’água das Cataratas do Iguaçu é seguro e possui as principais certificações com padrões internacionais.
"A Capitania Fluvial do Rio Paraná realizou reunião com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e com a empresa encarregada do turismo náutico local.
Diante do mapeamento da região e dos dados apresentados por aquele instituto, os passeios de barco próximos às Cataratas do Iguaçu continuam a ser realizados normalmente", disse a Marinha.
O parque informou ainda que realiza periodicamente monitoramento de encostas. Quando necessário e conforme recomendação dos especialistas, a unidade realiza obras de contenção. G1