O Paraná deve receber o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos, na sexta-feira (14), segundo o Ministério da Saúde.
Um voo com as doses deve pousar no Aeroporto de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, durante a manhã.
O Brasil recebeu o carregamento com as vacinas da Pfizer na madrugada desta quinta-feira (13). A remessa com 1,248 milhão de doses desembarcou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).
O Ministério da Saúde disse que fará a divisão das doses por estado conforme critério populacional. O secretário de Saúde do Paraná afirmou que o Paraná deve receber 60 mil doses.
A secretaria estima que, até o fim de janeiro, o estado receba 180 mil doses.
O quantitativo necessário para vacinar todas as crianças entre 5 e 11 anos deve chegar até o fim de março.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a campanha deve começar vacinando crianças como comorbidades, deficiências permanentes e populações de maior risco, como indígenas.
Beto Preto afirmou que a vacinação não é obrigatória e que as crianças serão vacinadas com autorização dos pais. Além disso, o secretário reforçou que o imunizante é seguro.
A expectativa é que a campanha de imunização de crianças deve começar durante o fim de semana ou a partir de segunda-feira (17).
Após a chegada das doses, no Paraná, a Sesa fará a contagem e distribuição para os municípios paranaenses. G1