Após alta de casos de Covid-19, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) decidiu que vai retomar as aulas no modelo híbrido em 31 de janeiro.
De acordo com a universidade, a partir de 14 de fevereiro as aulas serão presenciais.
A universidade está desde março de 2020 em atividades remotas ou híbridas.
"A alta na taxa de contaminação por coronavírus e o consequente risco de sobrecarga no sistema hospitalar determinaram o adiamento, por duas semanas, do início das aulas presenciais na UFPR.
O calendário acadêmico, no entanto, permanece inalterado".
Com relação às atividades práticas dos diversos setores, a UFPR informou que serão respeitadas as especificidades de cada área, a critério dos colegiados de curso, que poderão viabilizar o início dessas atividades já a partir de 31 de janeiro.
Os cursos que seguem o calendário de 18 semanas não sofrem alterações no início das atividades letivas presenciais, conforme regulamentado anteriormente pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).
A administração central decidiu que restaurantes universitários e o sistema de ônibus Intercampi da UFPR funcionarão a partir do dia 31 deste mês.
Momento crítico
Conforme o anúncio, a decisão envolve a comissão de acompanhamento e controle de propagação do novo coronavírus na UFPR e a comissão de retomada do ensino presencial, que trabalham na organização da retomada e no monitoramento da pandemia.
"Neste início de ano, a análise envolve um fator que não estava plenamente dimensionado quando se definiu a mudança de fase para o presencial: a rápida propagação da variante ômicron do coronavírus. (...) A UFPR concluiu, assim, que não seria responsável retomar as aulas presenciais justamente num momento que promete ser crítico, em função da onda da nova variante". G1