Apesar de alta nos casos de Covid-19, Curitiba prorroga decreto sem aumento de medidas restritivas


Apesar da alta no número de novos casos de Covid-19, Curitiba prorrogou nesta quinta-feira (6) as medidas restritivas da bandeira amarela vigentes na cidade. Nenhuma alteração nas regras de funcionamento e capacidade de público foi feita.

 Em Curitiba, a média móvel de novos casos subiu 569,2% nos últimos 14 dias, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). No mesmo período, a média móvel de casos ativos registrou alta de 182,9% na capital.

 Por outro lado, a média móvel de mortes pela doença reduziu 100% na cidade. Há oito dias, Curitiba não tem registro de novas mortes pela doença. Conforme decreto, a única proibição é a do consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas, exceto nos casos de feiras livres e de artesanato. Além disso, o uso de máscara permanece obrigatório.

 As medidas têm validade por sete dias, prazo inferior ao que estava sendo adotado pela prefeitura anteriormente. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os números recentes apontaram a necessidade de reavaliação do cenário em um menor período de tempo. 

 "Nos reunimos no comitê, avaliamos os dados e realmente tivemos um aumento expressivo de casos, mas são casos leves. Não impactou no internamento e no agravamento dos casos e, por conta disso, vamos manter a bandeira amarela por mais uma semana observando o comportamento e a circulação do vírus", afirmou a secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak. Desde 4 de novembro do ano passado, a capital não possui limite de ocupação em estabelecimentos e serviços. 

 A cidade tem 301.547 casos confirmados do novo coronavírus desde o começo da pandemia, com 7.818 mortes, conforme o último boletim divulgado pela prefeitura, na quarta-feira (5). G1
Postagem Anterior Próxima Postagem