Obras da Ponte da Integração, entre Brasil e Paraguai, atingem 74,5% de execução


A nova Ponte da Integração Brasil-Paraguai, localizada entre os municípios de Foz do Iguaçu, na margem brasileira, e Presidente Franco está encerrando 2021 com índice de 74,5% de conclusão das obras após investimento de aproximadamente R$ 174 milhões.

 A obra é executada pelo DER/PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná). A ponte terá 760 metros de comprimento e um vão-livre de 470 metros – o maior da América Latina. Serão duas pistas simples com 3,6 metros de largura, acostamento de três metros e calçada de 1,7 metro nas laterais. 

Ela é resultado de parceria entre Governo do Paraná, Itaipu Binacional e governo federal, com aporte financeiro da Itaipu. Com a conclusão dos mastros principais em ambos os lados, os trabalhos agora estão concentrados no posicionamento das aduelas metálicas, das lajes pré-moldadas e na concretagem das mesmas para compor o tabuleiro da ponte, e no tensionamento dos estais no vão central e dos estais de retaguarda.

Além disso, em ambos canteiros também está em andamento a pré-montagem das aduelas metálicas que serão posicionadas em breve.

 O andamento da Ponte da Integração é detalhado mensalmente em informativo digital, disponível no portal do DER/PR e também enviado por e-mail para quem se inscrever nesta página. 

 ACESSO PARA A PONTE DA INTEGRAÇÃO BRASIL-PARAGUAI 

Na obra de implantação da rodovia de acesso entre a ponte e a BR-277, a perimetral leste de Foz do Iguaçu, os trabalhos continuam avançando nos viadutos da Avenida General Meira, no viaduto de acesso à Ponte Tancredo Neves e no viaduto da BR-469.

 O projeto da rodovia prevê um contorno do perímetro urbano de Foz do Iguaçu partindo da nova ponte, em uma extensão de 15 quilômetros. Serão seis interseções em desnível: Av. General Meira, acesso à Ponte Tancredo Neves, Av. das Cataratas (BR-469), Av. Felipe Wandscheer, Av. República Argentina e BR-277. Por meio da parceria com a Itaipu Binacional o DER/PR também está executando as duplicações do Contorno Oeste e da BR-277 em Cascavel, e a pavimentação da Estrada Boiadeira entre Porto Camargo e Serra dos Dourados, na região Noroeste. 

E já estão sendo licitadas as obras de pavimentação de estrada entre Ramilândia e Santa Helena, e da recuperação da ponte Ayrton Senna, em Guaíra, na divisa com o Mato Grosso do Sul. Com informações da AEN.
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