Após o fim dos contratos de concessões de rodovias no Paraná, o serviço de guincho está sendo oferecido pelo Governo do Paraná somente no trecho da BR-277 entre Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e Paranaguá, no litoral. São 15 veículos em operação, principalmente entre Curitiba e as praias.
Além deste trecho, aqueles que eram administrados pelas concessionárias Econorte e Caminhos do Paraná contam com o serviço por causa de acordos feitos pelo governo. Na BR-376 e BR-116, que ainda contam com concessões, os motoristas também são atendidos.
No restante da malha viária do estado, o governo passará a oferecer o serviço de guincho a partir de janeiro de 2022. Isso porque, guinchos que foram adquiridos pelas concessionárias estão sendo transferidos para o patrimônio do estado, conforme previam os contratos.
"Em janeiro, o serviço será retomado de forma definitiva. São quase R$ 100 milhões para a retomada de todos os serviços como era com as concessões", afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.
Os guinchos do Governo do Paraná em funcionamento atendem veículos leves e pesados. O serviço é prioritariamente para acidentes e ocorrências que estejam interferindo no tráfego.
Casos de problemas mecânicos de veículos em acostamentos serão atendidos conforme a disponibilidade, informou o governo.
Para solicitar o atendimento, os motoristas devem ligar para a Polícia Rodoviária Federal (PRF), no telefone 191. G1