CURITIBA - O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) firmaram uma parceria para ampliar a certificação de produtos orgânicos nos municípios do Estado, a fim de estimular geração de empregos e renda nas cidades paranaenses.
Depois eles uma articulação inicial do diretor de Novos Negócios e Relações Institucionais, Lindolfo Júnior, o termo de cooperação técnica foi assinado nesta terça-feira (15), em Curitiba, pelo diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, pelo presidente da AMP e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller, e pelo vice-presidente da Associação dos Municípios do Centro do Paraná (Amocentro) e prefeito de Guarapuava, Celso Góes.
O projeto, que também prevê a qualificação de técnicos para a execução das atividades, adotará as cidades da Amocentro como piloto, devido às particularidades da região. São cidades que possuem grande número de pequenos produtores rurais, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) menor que o de outras regiões e grande demanda para a certificação de orgânicos.
PRESENÇAS - Também participaram da assinatura os diretores do Tecpar, Carlos Pessoa (Tecnologia e Inovação) e Lindolfo Junior (Novos Negócios e Relações Institucionais), o assessor da Diretoria do Tecpar, Gilmar Andrade; e o ouvidor da Prefeitura de Guarapuava, Luiz Inácio de Melo.
EXPERIÊNCIA - Primeiro organismo de certificação de produtos orgânicos por auditoria do Brasil, o Tecpar Certificação se destaca como o terceiro maior certificador por auditoria do segmento do País, credenciado pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa) e pelo Inmetro.